Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

O que é e o que faz um consultor financeiro?

Metade dos brasileiros ainda não possui o hábito de controlar suas finanças. É o que mostra a pesquisa “Educação Financeira”, realizada anualmente pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL.

Os motivos são vários, mas o principal deles inclui a falta de conhecimento. Contudo, o que poucos sabem é que é possível contar com o apoio de um consultor financeiro para colocar as finanças em dia e aprender mais sobre como manter uma vida financeira saudável.

Mas o que exatamente faz um consultor financeiro? Continue lendo e entenda como esse profissional pode te ajudar!

O que faz um consultor financeiro?

Um consultor financeiro é um profissional que ajuda você a organizar suas finanças e projeta os resultados de suas economias e investimentos para que você possa ver o quão bem preparado está para a aposentadoria. Ele também ajuda você a tomar decisões com seu dinheiro que o ajudarão a atingir seus objetivos financeiros da maneira mais eficiente possível.

Se você está pensando em contratar ajuda profissional, você precisará saber o que esperar de um bom planejador financeiro. Contratar o consultor profissional certo começa por entender o que é o planejamento financeiro e saber o que esperar da pessoa que você pode contratar.

O que é o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é o processo de definição de seus objetivos financeiros, por exemplo: saber quando você precisará usar seu dinheiro, motivo de uso e, em seguida, elaborar um plano de ação com as etapas específicas que você precisa para alcançar essas metas.

Para dar bons conselhos, um consultor financeiro deve reunir dados pessoais e financeiros sobre você. Eles usam esses dados para criar projeções que mostram quando e como você pode atingir seus objetivos.

Essas projeções são baseadas em um conjunto de suposições realistas sobre inflação, retorno de investimentos, quanto você pode economizar, e quanto você ganhará e gastará.

Se você entrevistar um consultor financeiro que começa a falar de um investimento ou produto específico sem primeiro coletar dados sobre você e juntar projeções, provavelmente você está falando com alguém sem experiência que não será um bom profissional de planejamento financeiro.

O que um bom planejador financeiro faz

Um bom consultor financeiro dará conselhos quanto aos seguintes pontos:

  • O que você precisa mudar para atingir as metas;
  • Quanto você precisa economizar;
  • Um bom plano de aposentadoria privada;
  • Qual o tipo e a quantidade de seguros que você precisa (isto inclui seguro de vida, seguro do carro e planos de saúde);
  • Quanto manter em seu fundo de emergência;
  • Quais mudanças podem melhorar sua situação fiscal (fazer você pagar menos impostos);
  • Qual taxa de retorno você precisará ganhar para alcançar seus objetivos em um determinado período de tempo;
  • Qual nível de risco de investimento é apropriado para seu perfil e os melhores investimentos;
  • As melhores dicas de planejamento imobiliário.

Pergunte ao consultor financeiro que você entrevistar quais dos itens acima mencionados ele atende e pergunte se eles colocam seus conselhos por escrito. Obter recomendações escritas é sempre uma boa ideia, pois não deixa dúvidas sobre o curso de ação recomendado.

E lembre-se que um bom consultor financeiro não fará recomendações até entender seus objetivos e executar um plano financeiro de longo prazo para você.

Se você se encontrar com alguém que começa a falar sobre um produto financeiro imediatamente, mesmo que eles se usem o nome “consultor financeiro”, eles estão mais perto de serem vendedores de produtos financeiros do que realmente profissionais preocupados em melhorar suas finanças.

 

Leia Mais

É possível economizar dinheiro com empréstimo pessoal?

Quais os principais tipos de serviços financeiros online?