Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

4 dicas de como manter o controle das finanças

4 dicas de como manter o controle das finançasNão é muito divertido acordar um dia e perceber que você não tem dinheiro suficiente para usar pelo resto do mês. Parece que as vezes não importa o quanto você ganha, o dinheiro nunca é suficiente. Mas o que poucos sabem é que o problema real está em um mau controle das finanças.

Não importa quanto dinheiro você ganhe ou deixe de fazer algumas coisas boas da vida para juntar grana, se não estiver ciente de para onde vai a maior parte do seu dinheiro e quais são os seus hábitos de consumo, será difícil conquistar a tão sonhada independência financeira.

Tendo isso em mente, abaixo separamos os 4 passos que você deve seguir para assegurar o controle das finanças! Vamos dar uma olhada?

  1. Comece com o monitoramento

O primeiro passo no processo de gerenciamento de dinheiro é planejar. Se você quiser manter as coisas sob controle, preste mais atenção naquilo em que está gastando dinheiro.

Neste momento, você não precisa se impedir de comprar algo que normalmente compraria. Você só precisa anotar suas despesas e guardá-las para análise posterior. De fato, anotar suas despesas não será tão difícil, dada a tecnologia do século XXI.

Você pode facilmente fazê-lo com qualquer aplicativo de financiamento pessoal disponível para seu smartphone. Procure um que permita:

  • Dividir suas despesas em categorias;
  • Adicionar despesas em datas específicas;
  • Adicionar seu salário e qualquer renda que você tenha;
  • Exibir relatórios de gastos por categoria.
  1. Crie seu perfil financeiro

Um bom controle das finanças não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Tome seu tempo e colete dados para criar seu perfil de gastos. Normalmente, um mês é suficiente para coletar uma quantidade suficiente de informações.

No entanto, se os seus hábitos forem difíceis de prever, talvez seja necessário mais tempo. No primeiro mês, inscreva todas as despesas que você fizer no aplicativo escolhido. Use as categorias certas para poder analisar esses dados mais tarde.

Por exemplo, você pode dividir suas despesas nas seguintes categorias: aluguel, jantar fora, café, alimentos, contas, educação, entretenimento etc. Não se esqueça de informar seu salário e quaisquer outros ganhos que esteja fazendo.

  1. Revise seus dados

Quando o mês acabar, é hora de analisar suas despesas e encontrar todas as áreas possíveis para melhoria. Como dissemos antes, a categorização das despesas é crítica porque algumas dessas são mais difíceis de seremreduzidas, como por exemplo aluguel ou conta de eletricidade.

Também, temos certeza de que você tem muitas outras despesas que fazem parte da sua “alegria de viver” e você não quer necessariamente se livrar delas. As despesas restantes você pode querer reconsiderar e tomar uma direção diferente com seu dinheiro.

Analise com cuidado cada categoria e decida quanto você realmente pode gastar. Comece com coisas simples, por exemplo, Uber e corridas de táxi. Você pode começar a usar mais o transporte público ou ir de bicicleta para o trabalho.

Quanto mais específico você categorizar suas despesas no controle das finanças, mais áreas de melhoria você terá. Isso também ajudará a ver se você não está em apuros e gasta mais do ganha. Nesse caso, poderá fazer ajustes no seu estilo de vida.

  1. Planeje o controle das finanças

O próximo passo é planejar as despesas para o próximo mês. Não há necessidade de escrever o que você pode ou não pode comprar, basta colocar algumas orientações simples em algum lugar visível.

Coisas como: tomar café em casa, não comprar mais de duas cervejas de cada vez, não usar seus cartões de crédito para comprar alguns itens baratos ou um par extra de sapatos que você não vai usar somente porque tem desconto, andar de transporte público, comprar menos roupas e assim por diante.

Se, de alguma forma, você conseguir considerar essas diretrizes durante o próximo mês, você definitivamente poderá reduzir algumas de suas despesas sem perder a qualidade de vida.

Às vezes você acha que comprar algo pequeno aqui e ali não vai mudar nada, mas quando você soma tudo no final do mês, verá que todas essas pequenas coisas se transformaram em uma grande conta.

Conhecer seus orçamento pessoal ajudará você a planejar e economizar em despesas pequenas e desnecessárias. Um bom controle das finanças fará uma grande diferença no seu bolso.

Aproveite e veja também os 4 canais de economia no Youtube que você deve acompanhar!