Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Posso pagar o empréstimo adiantado?

A má notícia é que você tem dívidas, mas a boa notícia é que você tem um pouco de dinheiro extra na mão. Mas aí vem a dúvida: é melhor pagar seus empréstimos cedo ou simplesmente continuar fazendo seus pagamentos mensais normais?

Para tomar a decisão certa, é importante avaliar o que você obtém de um empréstimo em relação ao custo de mantê-lo. Você pode até economizar um pouco se você eliminar a dívida mais cedo, mas nem sempre é a melhor coisa a fazer.

Para te ajudar a decidir, vamos discutir um pouco dos pagamentos e das possibilidades de pagar o empréstimo adiantado! Veja só:

Por que pagar o empréstimo adiantado?

A melhor razão para pagar antecipadamente um empréstimo é economizar dinheiro e parar de pagar juros. Os juros na verdade não lhe compram nada, exceto a capacidade de ter acesso a uma quantia alta e poder pagar devagar.

Alguns empréstimos podem se arrastar por 30 anos ou mais, e os custos de juros certamente se somam ao longo do tempo. Outros, como o empréstimo pessoal online, podem ser de curto prazo, mas as taxas de juros altas podem acabar pesando. Com uma dívida de alto custo (como a maioria dos cartões de crédito), não há dúvidas: pagar o mínimo é uma má ideia.

E por que não pagar…?

Contudo, nem sempre a economia compensa pagar o empréstimo adiantado. Isso porque quando você paga dívida antecipada, você não consegue usar esse dinheiro extra. Isso pode significar que você desfruta de menos luxos em seu orçamento mensal, ou você acaba com uma reserva menor (tornando mais difícil pagar despesas “surpresas”).

Além disso, você paga um custo de oportunidade: você terá que encontrar dinheiro adicional para colocar para outros objetivos (aposentadoria ou pagamento inicial em uma casa, por exemplo).

E uma vez que você paga dívidas, você fica mais forte financeiramente. Vamos explicar: o score de crédito é a pontuação que você possui diante do mercado financeiro e o que muitos bancos e financeiras avaliam na hora de ceder serviços a você. Quanto mais dívidas você contrai e paga em dia, melhor será o seu score. E à medida que você quita seu empréstimo, mais forte você fica.

 Mas então, o que fazer?

Algumas pessoas odeiam dívidas. Elas pagam os empréstimos o mais rápido possível — mesmo que não tenha o melhor sentido financeiro. Está tudo bem, desde que você saiba por que você está fazendo isso.

Você não pode colocar um preço sobre a felicidade. Talvez você queira eliminar a dívida antes de se aposentar, ou você está cansado de fazer pagamentos mensais, e aí pagar o empréstimo adiantado é mesmo a melhor opção.

Agora que você sabe o que acontece quando você paga seus empréstimos antecipadamente, você provavelmente estará pronto para tomar uma decisão. Se for o caso,  ligue ou envie um e-mail ao seu credor e pergunte como fazê-lo para que seus pagamentos sejam devidamente creditados em sua conta e para que você saiba exatamente o quanto pode economizar.

Se quiser pagar o empréstimo adiantado aqui no MoneyMan, por exemplo, você pode logar na área do cliente, gerar um boleto com a data em que pretende realizar o pagamento e fazer a quitação dele normalmente em qualquer banco.