Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Qual é o seu perfil financeiro?

Uma estratégia financeira pode ajudar a gerenciar sua renda efetivamente para atender seus objetivos financeiros agora e no futuro. Com isso, você terá acesso aos recursos para gerenciar sua riqueza com sucesso e para garantir que suas finanças estejam seguras pela sua carreira e na sua aposentadoria.

Além disso, um bom planejamento financeiro vai te ajudar a:

  • Assumir a responsabilidade diante das suas finanças;
  • Se sentir financeiramente seguro;
  • Estar preparado para imprevistos e eventualidades;
  • Garantir estabilidade financeira para você e sua família.

Mas então, por onde começar uma boa estratégia financeira? O primeiro passo, conforme falamos é identificar seu perfil financeiro.

Qual é o seu perfil financeiro?

O perfil financeiro são as características que cada pessoa possui na hora de lidar com dinheiro. Isso porque, assim como cada um possui uma personalidade própria, cada indivíduo também lida com as finanças de maneira diferente.

Enquanto uns são mais controlados, outros gastam sem pensar, e é preciso identificar quem você é nessa história para montar o melhor planejamento financeiro de acordo com o seu perfil.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), existem 5 perfis financeiros encontrados entre os brasileiros. São eles:

  • Camaleões: são aquelas pessoas que não possuem o hábito de guardar dinheiro. Quando o salário cai na conta dos camaleões, o dinheiro já vai todo embora para o pagamento de débitos e dívidas;
  • Construtores: são aqueles que controlam suas finanças pessoais rotineiramente. Geralmente, os construtores pensam duas vezes antes de fazer qualquer gasto;
  • Despreocupados: como o nome já diz, essas pessoas não pensam muito em como gastar o dinheiro. Eles simplesmente consomem o dinheiro sem criar muitos laços, por achar que o objetivo de ter grana é para poder gastar;
  • Planejadores: aqui se encontram aquelas pessoas que gostam de pensar no longo prazo e montar uma estratégia que garanta sua aposentadoria. São marcadas também pela competitividade e acompanham seus patrimônios ao longo do tempo para ver o crescimento e buscar sempre mais;
  • Sonhadores: perfil mais raro de encontrar, os sonhadores são pessoas inquietas, que possuem muitos planos para seu dinheiro, mas não conseguem realizar pequenas atitudes de poupança para ajudá-los a chegar lá.

Você se identificou com qual perfil financeiro descrito acima? Lembrando que não há resposta certa, o importante é saber como você se comporta geralmente com dinheiro para melhorar seus hábitos financeiros e conseguir a tão sonhada estabilidade.

E para começar, leia também nosso post sobre como fazer seu planejamento financeiro!