Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Golpe do empréstimo: Saiba como evitar!

Está precisando de dinheiro e pensou em fazer um empréstimo pessoal online? Calma! Fazer um empréstimo para pagar as dívidas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas nessa hora é preciso cuidado para não cair no já famoso golpe do empréstimo.

Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para ver o aumento da quantidade de pessoas que caem nesse golpe. Em 2017 foram registradas mais de 400 reclamações no Reclame Aqui relacionadas a empréstimos online.

Ou seja, é preciso ficar de olho. E para que você não seja mais uma vítima, explicaremos como funciona o golpe e o que você pode fazer para evitá-lo! Veja só:

Como funciona o golpe do empréstimo

Sem dúvidas, a internet trouxe diversas facilidades para a nossa vida. A possibilidade de fazer um empréstimo totalmente online e sem burocracia, por exemplo, é uma delas. Informando somente alguns dados, é possível ter o crédito disponibilizado na sua conta em questão de horas.

Contudo, os avanços tecnológicos também trouxeram alguns males. O principal deles tem a ver com o aumento da nossa exposição a riscos, como golpes financeiros. Isso aconteceu pois da mesma forma que a internet nos permite alcançar qualquer pessoa do mundo sentados em casa, ela também permite aos criminosos alcançarem qualquer pessoa de onde estiverem.

Por isso, é preciso cuidado. Um exemplo de golpe do empréstimo acontece da seguinte maneira: o estelionatário (com uma empresa fictícia) entra em contato oferecendo crédito para você, e você faz uma solicitação de um empréstimo através dele. Para liberar o valor do empréstimo, o estelionatário solicita um pagamento adiantado. Você que está precisando de dinheiro, realiza o depósito e espera o empréstimo chegar na sua conta. Porém, esta quantia nunca entra na sua conta. Ou seja, além de não conseguir o empréstimo desejado, você ainda perde dinheiro. Mas o que fazer para evitar isso?

Dicas para não cair no golpe do empréstimo

Os números podem te assustar, mas a verdade é que evitar o golpe do empréstimo é bem simples. Basta prestar atenção em três principais detalhes na hora de fazer sua solicitação online, conforme falaremos abaixo. São eles:

Sinal e pagamentos

O primeiro, e mais claro, sinal de que você está caindo em um golpe é a solicitação de um pagamento prévio (ou sinal) para que a liberação do dinheiro seja feita. Nenhuma financeira séria vai solicitar a você que faça um pagamento para aprovar ou transferir o dinheiro! Esta é uma regra do Banco Central, que todas as empresas sérias devem seguir.

A aprovação do empréstimo acontece por meio da análise do seu score de crédito, que é uma pontuação que mostra quão bom pagador você é. Para fazer essa análise, é normal que as financeiras peçam dados como CPF, conta bancária e endereço. Mas nunca nenhum tipo de quantia em dinheiro.

Site da empresa

Geralmente, esses golpes são aplicados por empresas que possuem sites na internet que parecem ser de organizações reais. Porém, com uma olhada mais detalhada, é possível enxergar os sinais de aquela empresa, na verdade, não existe.

Navegue bastante pelo site antes de solicitar seu empréstimo. Veja se possui erros de português e se todas as páginas abrem ou se quando você clica em algumas aparece a mensagem “Page not found” no inglês, ou “Página não encontrada”. Áreas importantes como a seção “Política de privacidade” e “Termos de uso” devem ser abertas e estar bem descritas.

Empresas sérias utilizam e-mails com o próprio domínio, por exemplo, toda a comunicação do MoneyMan possui o @moneyman.com.br, garantindo que somos nós que estamos o contatando por algum motivo.

Endereço físico

Por último, confira o endereço da empresa. Por mais que o empréstimo seja realizado todo pela internet, qualquer empresa precisa ter um endereço físico, onde está registrado seu CNPJ. De posse do endereço, veja pelo Google Maps se ele existe. Muitos golpistas utilizam endereços falsos para enganar o cidadão.

Se você conseguir o número do CNPJ, também é possível fazer uma pesquisa no site da Receita Federal e verificar se a empresa realmente existe. São alguns minutos que você gasta a mais antes de fazer seu empréstimo para evitar horas de dores de cabeça no futuro.

Contrato do empréstimo

Leia atentamente o contrato do empréstimo, pois será um sinal vital para você garantir a sua segurança, normalmente, o contrato de um estelionatário possui vários erros de português e o contrato é mal formulado.