Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

O que é score de crédito?

O que é score de créditoSempre que você tentar realizar um empréstimo, a instituição financeira realizará uma avaliação de crédito de acordo com os dados informados e bases externas. Você pode ser aprovado ou recusado, e um dos motivos pode ser o score de crédito.

O que é score de crédito e como funciona?

Score de crédito é um modelo estatístico para avaliar o risco de inadimplência ao conceder crédito a um consumidor. O modelo gera uma pontuação que é o resultado do relacionamento do consumidor com o mercado, podendo dizer a uma instituição financeira se o consumidor é um bom ou mal pagador, e ajuda a decidir se vai conceder crédito ao cliente.

A pontuação pode variar de 0 a 1.000, sendo que quanto maior a pontuação, menor o risco e quanto menor a pontuação, maior o risco para a empresa. A pontuação é influenciada por diversos fatores de comportamento do consumidor, por exemplo: pagamento de contas em dia, ter o nome sujo, o relacionamento financeiro com empresas, faixa de renda, entre outros, e, pode variar de acordo com o modelo estatístico da empresa.

Instituições financeiras utilizam o score de crédito como um método para avaliar o risco de oferecer crédito ao cliente, cada instituição avalia conforme suas regras internas.

O quanto o score de crédito interfere na decisão?

Uma das análises que as instituições financeiras realizam relacionado ao score de crédito é: quanto maior a pontuação, maior a chance do solicitante pagar as parcelas, ou seja, o risco de oferecer um crédito é menor.

Para o consumidor, quanto maior o score de crédito, a probabilidade da solicitação do crédito ser aprovado é mais alta, e quanto menor o score, menor será a probabilidade de ser aprovado.

Como melhorar a pontuação do score de crédito?

Pessoas físicas podem consultar gratuitamente a sua pontuação no site do Serasa, e, caso estejam com um score baixo, podem trabalhar na melhoria do seu score.

Algumas dicas para melhorar seu score:

  • Pagar e/ou negociar todas as dívidas negativadas e/ou pendentes;
  • Pagar as contas em dia;
  • Atualização dos dados no SPC e Serasa;
  • Não faça consultas de score várias vezes em um curto período de tempo;