Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Tire suas principais dúvidas sobre empréstimo pessoal

Tire suas principais dúvidas sobre empréstimo pessoalEstá precisando de dinheiro? Fique tranquilo. Todo mundo passa por um momento da vida em que precisa de um pouco mais de grana para pagar uma compra extra, quitar dívidas ou mesmo fazer algum investimento.

É para isso que existe o empréstimo pessoal: para te salvar naquele momento que parecia não ter saída.

Mas, como sabemos que quando se trata de dinheiro não dá para fazer nada “às cegas”, abaixo respondemos as principais perguntas sobre empréstimo pessoal para que você possa fazer o seu da forma mais consciente.

Pronto para começar?

1. O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito pessoal oferecida para pessoas físicas. Em geral, esse tipo de crédito pode ou não solicitar um bem como garantia, por exemplo seu imóvel ou automóvel.

Esses dois tipos de empréstimos possuem público-alvo diferentes e também o produto acaba sendo diferente para atender as diferentes necessidades.

2. Quais os juros do empréstimo pessoal?

Como todo empréstimo, o empréstimo pessoal possui juros. Nesse caso, eles podem variar muito de acordo com a instituição financeira que concede o crédito. Essa diferença nas taxas de juros pode depender de vários fatores, como por exemplo se a empresa concede empréstimo para negativado ou não, se solicita um bem como garantia, nível de risco, etc. Vale pesquisar para encontrar a melhor oferta que atenda a sua necessidade!

3. Quem pode pedir empréstimo pessoal?

Cada insittuição financeira possui seus requisitos para uma pessoa poder solicitar crédito, mas, alguns requisitos básicos para poder solicitar um empréstimo pessoal são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter um CPF válido;
  • Histórico bancário;
  • Residir no Brasil;

A solicitação de empréstimo sempre deverá ser feita em seu nome e com dados verídicos.

4. Onde posso pedir empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal não é um tipo de crédito novo. Financeiras e bancos dos mais tradicionais já oferecem essa modalidade há tempos em suas agências bancárias, a grande diferença agora é que ela também está sendo ofertada pela internet por fintechs.

O avanço dos meios digitais permitiu que o crédito chegasse à grande rede com um processo de solicitação, avaliação e envio do dinheiro muito mais rápido e menos burocracia. Você consegue fazer uma simulação online a partir do valor e do número de meses em que deseja pagar e a calculadora te retorna automaticamente o valor da parcela e todas as informações necessárias para você tomar a decisão.

5. Como é feita a avaliação do pedido?

A avaliação do seu pedido é feita de acordo com vários dados informados por você no momento da sua solicitação, a instituição financeira analisará qual é o risco de conceder o dinheiro para você. A análise de crédito é uma das formas de avaliação, que é feito por meio dos extratos bancários.

Também é avaliado seu score de crédito. Essa é uma pontuação que representa o quão bom pagador você é. Todo brasileiro possui um score e quanto mais você paga contas em dia, solicita produtos financeiros e os quita em dia e usa seu cartão de crédito de forma consciente, mais pontos você ganha.

Além disso é feita a verificação da veracidade de todos os dados informados durante a sua solicitação.

7. Em quanto tempo o dinheiro cai na conta?

O tempo para o dinheiro cair na conta depende da instituição que concede o empréstimo para negativado. Porém, vale dizer que no caso dos empréstimos online esse período é muito mais rápido. Como tudo acontece pela internet, a avaliação é feita em alguns minutos, você recebe uma resposta na hora, caso aprovado, o dinheiro vai para sua conta bancária cadastrada.

Em instituições financeiras tradicionais, você precisa ir pessoalmente para solicitar o empréstimo e levar todos os documentos e comprovantes exigidos pela instituição. Normalmente você precisa ter a conta no banco que quer pegar o empréstimo e ter um histórico para eles poderem analisar o seu caso. Para te dar uma resposta pode demorar algum tempo, e caso você for aprovado, receberá o valor na conta bancária.

8. Não fui aprovado, o que houve?

Existe a possibilidade de você não ser aprovado, podem existir diversos motivos para esta decisão. Por exemplo: baixo score de crédito; não aprovação na análise de dados; divergências nos dados cadastrados; etc. Mas se isso acontecer não é motivo para desespero! Existem algumas dicas que você pode seguir para melhorar seu score de crédito e fazer uma nova solicitação.