Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Serviços oferecidos pelas fintechs: por que são melhores?

Serviços oferecidos pelas fintechs por que são melhoresJá pensou se sua próxima conta bancária fosse criada em uma instituição que não possui estabelecimento físico, diferente de bancos tradicionais e com o mínimo de burocracia?

Agora isso é possível por meio das fintechs. Mas o que são essas empresas e por que os serviços oferecidos pelas fintechs podem ser melhores do que oferecidos pelos bancos tradicionais? Continue lendo e descubra conosco!

O que e quais são os serviços oferecidos pelas fintechs?

O conceito é novo, mas mesmo que você ainda não saiba o que é, provavelmente já usou algum serviço de uma fintech. Elas nada mais são do que startups (novas empresas  inovadoras que utilizam tecnologia) que desenvolvem serviços financeiros.

Uma das suas características é popularizar o acesso a serviços financeiros digitais, disponibilizando opções eficientes, desburocratizadoa e com custo mais baixo do que os bancos tradicionais.

Um exemplo foi o que pudemos ver com o surgimento dos primeiros cartões de crédito oferecidos pela NuBank. Com uma solicitação feita totalmente por um aplicativo em um dispositivo móvel (seu celular, por exemplo), a fintech oferece anuidade zero ou alguma outra vantagem para o consumidor (NuBank rewards).

O que mudou com a regulação das fintechs?

Com a regulação, além dos cartões de crédito e contas bancárias, as fintechs passam a poder oferecer crédito para quem precisa de dinheiro urgente.

O Conselho Monetário Nacional, orientado pelo BC, criou dois modelos em que as fintechs de crédito poderão operar. O primeiro é a sociedade de crédito direto (SCD) e o segundo a sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP).

No SCD, as empresas emprestam recursos próprios por meio de uma plataforma eletrônica, como um aplicativo para celular. Já no SEP, empresas ou pessoas físicas entram na plataforma para emprestarem dinheiro a outras pessoas físicas.

A expectativa é que essa regularização aumente o acesso ao crédito para o brasileiro e torne as taxas de juros mais competitivas e, claro, acessíveis.

Quais as vantagens dos serviços oferecidos pelas fintechs?

Para começar, as fintechs podem resolver demandas em apenas alguns cliques. Além disso, como tudo acontece em um ambiente digital, não há filas, ou seja, você economiza tempo e dinheiro.

Os serviços oferecidos pelas fintechs eliminam muito a burocracia envolvida nos mesmos serviços oferecidos por bancos tradicionais. Isso porque a estrutura física de uma fintech, ou seja, seu pessoal e localidades físicas, é muito mais enxuta.

Uma fintech até existe fisicamente — possui um endereço comercial de onde as pessoas que trabalham nela mantém a plataforma funcionando.

Mas como não existe atendimento ao público, apenas pessoas trabalhando, essa infraestrutura é a menor possível. Como quase tudo é feito pela internet, não existe mesmo necessidade de nenhuma estrutura adicional, o que faz com os serviços oferecidos sejam mais competitivos.

Já pelo lado da eficiência, como fintechs são empresas altamente modernas que utilizam tecnologia de ponta, era de se esperar que seus serviços fossem os melhores possíveis.

Afinal, essas empresas surgiram quando jovens candidatos a executivos colocaram suas ideias brilhantes em prática para resolver as mais diversas necessidades financeiras dos clientes, chegando aos serviços oferecidos pelas fintechs hoje.