Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Saiba como economizar em tarifas bancárias

Saiba como economizar em tarifas bancáriasAtualmente, qualquer pessoa consegue abrir uma conta no banco. Basta ir até uma agência com alguns documentos e fazer a solicitação. Geralmente, a escolha pelo banco é feita por proximidade da agência, sem se preocupar com as tarifas que esta ou aquela instituição cobra.

Resultado? Você acaba gastando um dinheiro mensal com o pagamento de serviços que, muitas vezes, você pode nem precisar.

Sim, as tarifas bancárias podem gerar gastos mensais que variam de R$ 30, para os pacotes de contas mais simples, até R$ 99 nos pacotes mais completos. É claro que esses pacotes dão direitos a diversos serviços, como transferências, talão de cheques, entre outros. Mas será que você realmente precisa deles?

Pensando nisso, hoje vamos te ajudar a economizar em tarifas bancárias, guardando esse dinheiro no seu bolso, em vez de dá-lo ao banco! Veja só:

Primeiro, entenda suas necessidades bancárias

Ok, você precisa ter uma conta. Mas quais serviços você mais utiliza no banco? Já tentou monitorar suas transações durante um mês?

Todo tipo de serviço pode ser cobrado pelos bancos, até saques. É assim que eles ganham dinheiro! Mas como nós sabemos que você quer dar o mínimo de dinheiro aos bancos, o primeiro passo é entender quais serviços você realmente utiliza e quais pode dispensar.

Cada pacote vai oferecer algumas opções, e saber quais são suas necessidades te dará mais liberdade para negociar com o gerente o melhor tipo de conta para o seu caso, além de garantir que você não acabe pagando por coisas que não utiliza e consiga economizar em tarifas bancárias.

Conheça os pacotes oferecidos pelos bancos

Nada de escolher seu banco só porque ele tem uma agência ao lado da sua casa ou do trabalho. Cada banco possui sua própria tabela de preços para tarifas cobradas, e é preciso dar uma pesquisada para encontrar aquele que ofereça o melhor para o seu bolso e economizar em tarifas bancárias.

Uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) analisou todos os pacotes oferecidos pelas instituições financeiras e compilou tudo em só lugar.

Saiba quais são os seus direitos para economizar em tarifas bancárias

Se você avaliou e viu que utiliza muitos serviços como transferências entre bancos, saques, extratos e outros, provavelmente vai encontrar um pacote que seja mais vantajoso para o seu caso e te ajuda a economizar em tarifas bancárias.

Mas quem usa poucos serviços do banco e não quer ter mesmo nenhum gasto com mensalidade de conta, deve saber que, segundo norma do Banco Central, todos os bancos devem oferecer pelo menos um pacote básico sem custos para os usuários.

Algumas instituições oferecem o que é chamado de iConta, um pacote onde você pode realizar transações online (pelo Internet Banking) sem pagar nada. Nesse caso, você só pagaria se utilizasse serviços na agência, como o caixa físico.

Outra opção são os pacotes essenciais, que oferecem os seguintes serviços gratuitamente*:

  • fornecimento de cartão com função débito;
  • fornecimento de 10 folhas de cheque e compensação de cheques;
  • fornecimento de 2 extratos mensais de conta;
  • 4 saques em caixa eletrônico ou guichê de caixa;
  • 2 transferências entre contas da própria instituição;
  • 2 transferências entre contas de mesma titularidade;
  • consultas ilimitadas via internet.

Ha ainda a chamada conta-salário, que é indicada para quem precisa receber o salário em uma instituição diferente da que tem conta. Nesse caso, a empresa que paga seu salário deve solicitar a abertura da conta.

Viu como é simples economizar em tarifas bancárias? Leia também nosso post sobre como economizar dinheiro no dia a dia e veja como fazer suas pequenas economias virarem uma grande poupança!

*Referência: site Banco Central do Brasil (07/07/2017)