Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Qual é o melhor Cheque Especial ou Empréstimo Pessoal?

Qual é o melhor Cheque Especial ou Empréstimo PessoalQuando estamos precisando de dinheiro, seja para comprar alguma coisa ou mesmo para quitar as dívidas, é quase que um impulso recorrer às alternativas de crédito menos burocráticas, como o cheque especial.

Isso não acontece por acaso: o cheque especial é muito prático e fácil de ser usado — quando sua conta entra no vermelho, você automaticamente já está utilizando ele. Mas será que essa é mesma a melhor solução para conseguir a quantia que você precisa?

Outra alternativa menos utilizada é o empréstimo pessoal, e é sobre isso que falaremos hoje. Abaixo, explicaremos para você como funcionam essas duas ofertas de crédito, para que você saiba decidir qual a melhor para o seu bolso!

Como funciona o cheque especial?

O cheque especial é um serviço oferecido pelas instituições financeiras e atrelado à sua conta. No momento da abertura, geralmente é feita uma análise do perfil para determinar a quantia que será disponibilizada no seu cheque especial. Quanto maior for sua credibilidade financeira, maior será esse valor.

Essa quantia é disponibilizada já somada ao saldo da sua conta. Essa é uma estratégia dos bancos para que você veja o cheque especial como “dinheiro garantido”e acabe utilizando esse serviço de crédito.

Por isso é importante ficar atento na hora de olhar o seu saldo. O valor real de dinheiro que você tem, estará registrado primeiro e depois a quantia do cheque especial. Alguns pontos a se considerar antes de usar o cheque especial são:

  • Não há data para pagamento, diferentemente de um empréstimo. Contudo, quanto mais tempo você utilizar a quantia do cheque especial, mais juros pagará;
  • Algumas contas oferecem alguns dias de cheque especial sem juros, é importante checar se a sua não se enquadra nesse tipo;
  • Os juros do cheque especial são cobrados, geralmente, todo primeiro dia útil do mês, e caso você não possua dinheiro na conta, pode ser cobrada uma multa de 2% sobre a dívida.

Como funciona o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um serviço oferecido por bancos, instituições financeiras ou correspondentes bancários. Com ele, é possível conseguir uma quantia para diversos pagamentos, dependendo da sua avaliação de crédito. Essa modalidade tem ganhado força, principalmente entre quem precisa de pequenos empréstimos para pagar dívidas ou comprar algum bem com valor maior.

Atualmente você pode fazer o empréstimo online sem nem precisar sair de casa. O processo é bem cômodo e menos burocrático do que com os bancos. Alguns pontos para analisar antes de pedir um empréstimo pessoal são:

  • O processo de solicitação do empréstimo com bancos geralmente é bastante burocrático, enquanto que pela internet o processo é mais rápido e o solicitante tem a resposta em poucos minutos e caso aprovado, recebe o valor em poucas horas;
  • O empréstimo pessoal online é bastante seguro, contanto que você pesquise bem a empresa fornecedora do empréstimo antes de fazer o contrato;
  • Pelo empréstimo pessoal online, é possível conseguir quantias menores, para pagamentos pontuais, ideal para quem não quer se comprometer com uma nova dívida longa.

Mas então, qual das duas opções é melhor?

E a resposta é: depende. Para quem tem alguns dias de cheque especial sem juros, essa talvez seja uma boa opção para remediar alguns pagamentos. Contudo, como não há controle definido nem data de pagamento certa, o cheque especial pode acabar virando uma bola de neve, que te fará pagar mais do que se buscasse outras opções de crédito.

A taxa de juros no empréstimo pessoal varia muito de acordo com a financeira, pois cada empresa possui regras, taxa de aprovação, análises de créditos etc. Porém, essa pode ser uma boa opção, principalmente quando o que você precisa são pequenas quantias para pagamento de dívidas ou compras pontuais. A dica é pesquisar bastante e escolher uma financeira idônea e que te ofereça boas condições para pagamento.