Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

O que é crédito consignado?

Você já deve ter ouvido falar sobre o empréstimo consignado e talvez não saiba exatamente do que se trata. O crédito consignado é uma alternativa ao empréstimo pessoal, que pode ser vantajosa para algumas situações, mas não serve para todos os casos. Este texto foi feito para te explicar as principais informações relacionadas a este tipo de crédito, seguindo os tópicos:

  • O que é e quem pode solicitar?
  • Quais as vantagens e desvantagens?
  • Será que é uma opção para o meu caso?

Vamos responder a todas essas dúvidas. Leia todas as informações e saiba qual a melhor opção para conseguir dinheiro no momento que você precisa:

O que é crédito consignado e quem pode solicitar?

empréstimo consignado é um tipo de empréstimo concedido por entidades financeiras para pessoas contratadas com carteira assinada, funcionários públicos ou beneficiários do INSS, como aposentados ou pensionistas. Portanto, ao solicitar o empréstimo, a pessoa precisa comprovar que está dentro de uma dessas categorias. O diferencial do consignado é que ele está relacionado com a renda de quem pede o crédito: o valor da parcela de pagamento é descontado do pagamento antes mesmo que o salário caia na conta.

Por conta disso, quem realiza o pagamento é o próprio banco onde o salário ou aposentadoria é depositado. Dessa forma, não existe a possibilidade de sustar o pagamento.

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado?

Vantagem: A instituição que concede crédito consignado pode oferecer juros menores, por ter segurança de que vai receber depois. Por ser programado para ser descontado todo mês, independente da vontade de quem pegou o empréstimo e credito pessoal, o empréstimo consignado oferece muito pouco risco de inadimplência à instituição de crédito.

Desvantagens: Caso a pessoa que tomou o empréstimo tenha um imprevisto e precise utilizar toda a sua renda disponível aquele mês, por exemplo, ela entrará no vermelho. Isso acontece pois o pagamento não pode ser cancelado por nem um mês. O valor da parcela será descontado antes que você possa pensar em utilizar o valor para outra despesa, mesmo que urgente.

Além disso, o funcionário de uma empresa privada que quiser solicitar um empréstimo consignado precisa pedir aprovação para a área de Recursos Humanos de sua empresa. Existe o risco de que o pedido não seja concedido ou de que o valor oferecido seja limitado pela empresa.

O crédito consignado é uma opção no meu caso?

Como explicamos acima, nem todo mundo pode solicitar um empréstimo consignado. Se você não está nas demais categorias como ser registrado em carteira, mesmo que tenha o nome limpo, não pode solicitar o empréstimo consignado.

Se você não pode solicitar um empréstimo consignado, não se preocupe, existem outras formas de crédito disponíveis. Uma alternativa é o empréstimo pessoal. Ele é uma forma simples e acessível de conseguir dinheiro. E hoje em dia, empresas fazem a análise de empréstimo pessoal online. Por exemplo, no site da MoneyMan, você pode fazer simulações, completar o pedido online e ter a resposta em alguns minutos. Se for aprovado, você pode ter o dinheiro na conta em poucas horas.

Outra vantagem do empréstimo pessoal online é que ele é menos burocrático. Ao contrário do empréstimo consignado, ao solicitar o empréstimo pessoal online na MoneyMan você apenas informa os seus dados de forma segura e confidencial, e não precisa apresentar comprovantes ou cópias de documentos.

Caso esteja em uma das categorias que podem solicitar o crédito consignado, você precisa analisar as condições de pagamento e se está disposto a comprometer parte da sua renda todo o mês, independente do que aconteça.

Com todas essas informações em mente, cabe a você decidir qual a melhor alternativa de crédito para ter dinheiro na hora que mais precisa. O importante é ter responsabilidade e planejamento para que o empréstimo, seja qual for, te ajude e não se torne um problema no futuro.

Photo credit: Senado Federal via Visual Hunt / CC BY