Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Diferença entre financiamento e empréstimo pessoal

Diferença entre financiamento e empréstimo pessoalVárias vezes as pessoas pensam que financiamento e empréstimo pessoal são sinônimos, porém, são serviços financeiros diferentes que instituições financeiras oferecem aos consumidores.

Explicaremos as diferenças entre os dois serviços para ajudá-los a compreender qual cenário é bom para você.

O que é financiamento e empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é um serviço financeiro com um contrato entre o cliente e uma instituição financeira, o qual o cliente recebe um valor concedido pela instituição que deve ser devolvido em um prazo determinado com juros. A utilização do dinheiro não tem uma destinação específica, ou seja, o cliente utiliza o dinheiro da forma que desejar. O banco pode ou não pedir alguma garantia ao cliente para conceder o empréstimo.

Financiamento também é um serviço financeiro com um contrato entre cliente e uma instituição financeira, porém, o valor concedido tem uma destinação específica (que está no contrato), por exemplo, a aquisição de um imóvel ou um veículo. Normalmente o banco pede uma garantia para conceder um financiamento, por exemplo, alienação fiduciária ou hipoteca.

 

Quais as diferenças entre financiamento e empréstimo pessoal?

Vimos que financiamento e empréstimo pessoal são serviços distintos e com utilidades diferentes para os consumidores. Além disso, existem mais diferenças entre eles.

O tempo para o pagamento também pode variar muito de acordo com o valor concedido pelo banco.

Normalmente, o valor do financiamento é muito superior ao empréstimo, influenciando nas taxas de juros cobradas. As taxas de juros cobradas são diferentes, essa diferença ocorre pela diferença de valores, e, também pela garantia que o cliente oferece ao banco, onde normalmente no empréstimo não há garantias e no financiamento é exigido algo como garantia.

Os bancos realizam uma análise de crédito do solicitante para decidir se concederão o dinheiro a pessoa. Normalmente, por ter um valor maior, o financiamento pode ser um pouco mais burocrático de se conseguir, já o empréstimo varia muito com o valor e o risco. Lembrando que em ambos cada banco que define se concede ou não de acordo com suas regras internas.

 

Financiamento ou empréstimo pessoal?

Para saber qual serviço que você precisa, se é um financiamento ou empréstimo pessoal, coloque no papel o seu objetivo e faça um planejamento financeiro.

  • Qual é o valor necessário
  • O que pretende comprar com o valor
  • Qual é a necessidade do crédito (curto, médio ou longo prazo)
  • Em quanto tempo consegue pagar as parcelas (de acordo com sua renda mensal)

Analise bem a CET, Custo Efetivo Total do crédito que será concedido, incluindo todos os encargos relacionados.

Financiamento

Podemos falar que um financiamento é bom quando você pretende comprar um bem de alto valor, como um carro ou um apartamento.

O financiamento oferece as condições boas para esta necessidade através de uma taxa de juros menor, e o tempo de pagamento maior.

Você tem que estar disposto a oferecer algo como garantia, e enfrentar mais burocracia com várias documentações para realizar a solicitação.

Empréstimo pessoal

empréstimo pessoal é ideal para momentos de necessidades de dinheiro rápido para utilizar da forma que desejar, podendo ser para pagamento de dívidas, compra de algo desejado, férias, etc.

Em bancos mais tradicionais, existe uma burocracia para conseguir ter o dinheiro em conta, como por exemplo, ter uma conta ativa no próprio banco, documentos e comprovantes para a solicitação do empréstimo.

Já existem instituições mais inovadoras que oferecem empréstimo pessoal online, que não há burocracia, e você pode realizar toda a solicitação online e sem nenhum documento ou comprovante.

 

Esperamos que ajudamos a entender a diferença entre o financiamento e empréstimo pessoal, e também a decidir qual você precisa para atender a sua necessidade financeira.