Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Consultar FGTS Inativo

Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao FGTS, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. O depósito é feito diretamente pelo empregador no equivalente a 8% do salário, em uma conta vinculada ao nome do funcionário.

O objetivo é amparar o trabalhador no caso de desemprego ou afastamento por doença. Por isso, em geral, só é possível sacar o FGTS quando o empregado é demitido sem justa causa.

Quando o funcionário pede demissão ou é demitido por justa causa, o FGTS fica inativo — ou seja, ele possui o saldo mas não pode sacá-lo.

Contudo, em alguns períodos, o governo libera o saque do FGTS inativo com o objetivo de movimentar a economia e contribuir para o desenvolvimento do país. Nesse caso, você pode consultar seu saldo e retirar o dinheiro junto a uma agência da Caixa.

Quer saber como? Vamos te explicar melhor abaixo!

Como consultar o saldo no site da Caixa

O primeiro passo é saber se você tem saldo de FGTS inativo para ser retirado. Isso pode ser feito por meio do seu número de inscrição do PIS/Pasep ou NIT, que estão informados na sua carteira de trabalho.

Com o número em mãos, a consulta pode ser feita de quatro formas:

  • Site da Caixa: a site lançou um site exclusivo para consulta do saldo do FGTS — clique aqui para acessar. Basta preencher os dados e, caso você tenha uma conta inativa, poderá verificar o saldo e solicitar o saque, como mostraremos abaixo;
  • Aplicativo para celular: também foi lançado um aplicativo para celular, disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone. O nome é “FGTS trabalhador”.
  • Mensagem SMS: o trabalhador também pode receber notificações mensais em seu celular sobre os depósitos feitos na sua conta do FGTS. Basta cadastrar o site da Caixa e ativar essa opção.
  • Agência da Caixa: há ainda o jeito mais tradicional e de consultar saldo de do FGTS pelo CPF: indo para agência da Caixa mais próxima. O saldo pode ser consultado em um dos caixas físicos da agência, onde você também poderá fazer o saque caso tenha dinheiro na conta.

Como sacar o FGTS inativo

Após saber se tem FGTS para receber, você pode querer fazer o saque do valor disponível. Para isso, o requerimento pode ser feito por meio do próprio site onde foi feita a consulta ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para fazer pelo site, o trabalhador deve possuir uma conta da Caixa, onde o dinheiro será automaticamente depositado. Caso não possua, o saque deve ser feito diretamente em uma das agências do banco. Dessa forma, o saque será feito em dinheiro ou você poderá pedir uma transferência (TED) para a sua conta em outro banco — lembrando que isso pode ter custos.

Vale lembrar que para retirar o dinheiro presencialmente em uma das agências da Caixa é preciso estar portando sua carteira de trabalho e documento de identidade, e apresentá-los em um dos caixas físicos.

O dinheiro do FGTS pode vir em boa hora para pagar contas ou cobrir outras despesas. Contudo, caso não tenha saldo ou não consiga sacar, há também a opção de fazer um empréstimo pessoal online.