Como cuidar das finanças da sua empresa

Como cuidar das finanças da sua empresaTer o próprio negócio é um sonho, mas requer muita dedicação. Toda empresa, grande ou pequena, sempre está preocupada com uma coisa: gerenciar seu dinheiro. A gestão adequada das finanças da sua empresa é crucial para sobreviver a uma economia volátil e à competição da indústria.

Os pequenos negócios, especialmente, precisam ter cautela com suas decisões financeiras desde o início. É preciso mais do que apenas uma boa ideia para administrá-lo, você precisa de uma estrutura financeira que gere lucro para permanecer crescendo.

Nem todos os empresários, no entanto, sabem o que fazer para cuidar do seu dinheiro. Mas isso não significa que toda a esperança está perdida. Aqui estão algumas dicas de como cuidar das finanças da sua empresa e fazê-la prosperar!

Busque sempre conhecimento

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é educar-se sobre os vários aspectos das finanças da sua empresa. Para iniciantes, isso significa aprender a ler as demonstrações financeiras. Esta é uma declaração importante que diz tudo sobre o seu dinheiro: de onde se originou, por onde andou e onde está no momento.

As demonstrações financeiras podem ser divididas em três principais, sendo:

  • demonstração do fluxo de caixa: analisa atividades operacionais, investimentos e entrada / saída financeira;
  • demonstração do resultado: reflete a receita obtida dentro de um período de tempo específico;
  • balanço patrimonial: fornece informações relacionadas aos ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.

Separe as finanças pessoais e empresariais

Mantenha sempre suas finanças pessoais e empresariais separadas. Isso implica obter um cartão de crédito corporativo e colocar todas as despesas relacionadas ao negócio nele. Isso deve ajudá-lo a rastrear seus desembolsos e mantê-los sob controle.

É recomendável também abrir uma conta de poupança dedicada ao seu negócio, onde você pode transferir uma certa quantia de dinheiro de cada pagamento que você recebe e, gradualmente, criar uma reserva considerável. Você pode usar esse dinheiro para pagar impostos, por exemplo.

Controle de perto as finanças da sua empresa

É importante que, como empresário, você permaneça no controle das finanças da sua empresa para manter suas despesas dentro do esperado sem prejudicar a satisfação do cliente e dos funcionários. Isso, especialmente, é válido para os pequenos negócios.

Todo negócio sofre dois tipos de custos, os fixos e variáveis. Enquanto os custos fixos devem ser suportados independentemente de sua empresa estar ganhando dinheiro ou não, há margem para economias nos custos variáveis.

Monitore e meça o desempenho

É crucial que você controle o movimento do seu dinheiro, especialmente quando estão envolvidos grandes montantes. Continue olhando o desempenho das finanças da sua empresa em comparação com as demonstrações anteriores para projetar suas receitas, despesas e fluxo de caixa futuros. Estar ciente desses aspectos o ajudará a tomar decisões informadas para o seu negócio.

Não hesite em buscar ajuda

Todo mundo precisa de ajuda, especialmente um empresário em desenvolvimento interessado em fazer um enorme sucesso de sua aventura. Às vezes, vale a pena solicitar um empréstimo pessoal para empreender, especialmente quando o dinheiro parece curto.

Assim, você poderá investir na promoção do negócio, ou mesmo no pagamento de fornecedores para alavancar a empresa. Certifique-se de pesquisar e contratar um empréstimo que atenda suas necessidades e não comprometa as finanças da sua empresa.

Embora possuir e administrar seu próprio negócio possa recompensante, também pode ser desafiador, especialmente quando se trata de lidar com as finanças. Não deixe sua empresa sofrer devido à má gestão do dinheiro. Mantenha as dicas acima em mente e dê à sua empresa um futuro brilhante.