Atenção! A Moneyman não solicita nenhum déposito antecipado para liberação do credito, também não realiza negociações e/ou aprovações de empréstimos via WhatsApp. Dúvidas? Fale com a gente.

Como saber se estou no SPC

Como saber se estou no SPCO nome sujo se tornou uma gíria popular para quem possui o nome incluso em órgãos de proteção ao crédito devido a uma dívida existente no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do devedor.

Em tempos de crise econômica (ou pós-crise) o planejamento financeiro se torna muito importante para equilibrar as contas fixas e variáveis com sua renda mensal.

Nem todos estão cientes de que seus nomes constam nos órgãos de proteção ao crédito pessoal, o que dificulta ainda mais o dia a dia, por isso, caso tenha dúvidas sobre “como saber se estou no SPC”, elaboramos este post, onde vamos apresentar um passo a passo para isso. Confira!

O que implica ter o nome no SPC

Basicamente, com o nome no SPC e em outros órgãos, passamos a ter restrições em nosso CPF. Entre elas, a grande dificuldade de adquirir crédito ou outro tipo de solução que permita a quitação total ou parcial das dívidas.

Como dissemos, é necessário um grande esforço e um planejamento financeiro para não atrasar mais nenhum pagamento e conseguir ter o nome limpo.

Como saber se estou com nome sujo?

Em geral, esses órgãos de proteção ao crédito enviam cartas timbradas ao respectivo endereço do CPF cadastrado. O BoaVista SCPC também poderá comunicar a negativação por e-mail .

Para tirar a dúvida “Como saber se estou no SPC?”, você pode consultar no próprio site do órgão. Além disso, existem empresas que oferecem serviços gratuitos para a consulta do CPF.

A melhor parte em fazer esse tipo de consulta é que ele serve não apenas como indicativo sobre como saber se você está com nome sujo, mas também aponta o tipo de situação que gerou a negativação do seu nome, como o atraso no pagamento de contas do cartão de crédito, energia elétrica, água etc.

Passo a passo sobre como saber se você está no SPC

Para fazer uma consulta gratuita, basta se dirigir a alguma unidade da Serasa. Pela internet, existem serviços que não cobram pela pesquisa (como o Serasa Consumidor) e, outros que fazem a consulta mediante o pagamento de algumas taxas.

No caso do SPC Brasil, o requerente deve ir pessoalmente a uma unidade da empresa, com o CPF original e algum documento com foto e solicitar o extrato da empresa credora — onde também constará o valor da dívida. Para consultas pela internet, o SPC cobra uma taxa pela consulta.